domingo, 26 de setembro de 2010

Cosme e Damião

Tão interessante, encontramos no exemplo de Cosme e Damião o reconhecimento de duas religiões, católica e espírita, que divulgam as suas vidas e seus exemplos para os fiéis e praticantes.

Vale a pena a ler a história. Eram dois médicos que tratavam doentes sem nada cobrar por seus serviços e curavam milagrosamente por suas orações e fé!

Vamos aproveitar este domingo para momentos de reflexão, para entendermos que Deus não quer divisões por religiões. Quer respeito nas crenças que nos levam no caminho do Bem, para que hoje possamos agendas umas visitas em creches, orfanatos e asilos para levarmos amor, carinho e lembranças como bolos e doces aos assistidos nestes locais.

Cada um doe conforme determina seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Jesus ama quem dá com alegria.

Nos dias atuais, é tão comum as pessoas confundir o ato de dar algo a Deus (Seja em uma igreja ou instituição) com troca ou barganha. É como se Deus se animasse mais conosco quando ofertamos nosso dinheiro e, lá na frente, ele nos devolvesse com a maior taxa de juros.

Deus não está interessado no quanto nós temos na carteira, mas com o que guardamos no coração.

O que alegra a Deus é a livre doação de quem deseja repartir o que tem, de quem deseja suprir as necessidades de um mundo carente, que façamos de maneira livre, feliz e sincera.

De Deus não podemos comprar nada. Apenas agradecer as suas bênçãos! Que possamos valorizar nossas vidas diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, que possamos repartir e ofertar aos irmãos o que temos para o seu reino divino e a sua Justiça venha a esse mundo ao qual tanto ama e por quem ele se entregou em Cristo.

Cosme e Damião, rogai por nós!

Caroline, Celinho, Valéria, Marcelo, Toby e Cia

27 DE SETEMBRO
DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO


Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.

No Brasil, em 1530, a igreja de Iguaraçu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".

Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.

Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.

Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

Pesquisa: Terra Esotérico


Oração a São Cosme e São Damião

Amados São Cosme e São Damião,
Em nome do Todo-Poderoso
Eu busco em vós a bênção e o amor.


Com a capacidade de renovar e regenerar,
Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo
De causas decorrentes
Do passado e presente,
Imploro pela perfeita reparação
Do meu corpo e
Dos meus filhos
(NOME DOS FILHOS)
E de minha família.


Agora e sempre,
Desejando que a luz dos santos gêmeos
Esteja em meu coração!
Vitalize meu lar,
A cada dia,
Trazendo-me paz, saúde e tranqüilidade.


Amados São Cosme e Damião,
Eu prometo que,
Alcançando a graça,
Não os esquecerei jamais!


Assim seja,
Salve São Cosme e Damião,
Amém!


[Ao alcançar a graça, fazer um bolo ou oferecer uma festa às crianças de rua, orfanatos ou creches.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sua opinião sobre o post.