sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um atleta diferenciado

Fiquei muito feliz ao receber na manhã desta sexta-feira (04), na sala da pró-reitoria administrativa da Universidade Santa Cecília (Unisanta), a visita do meia do Santos Futebol Clube, Paulo Henrique Ganso. O craque santista, que chegou ao clube em 2005 - durante nossa gestão (bem recomendado pelo ídolo Giovanni) -, veio agradecer o apoio que recebeu para o seu desenvolvimento profissional durante o período em que presidi do clube.

Fez questão de fazer isso pessoalmente, já recuperado da lesão que o afastou dos gramados por seis meses, antes de voltar a jogar. Ganso lembrou que em 2006 teve lesão semelhante só que no outro joelho, quando ainda era juvenil, e contou com o apoio da Presidência para fazer com tranquilidade sua operação e recuperação, que foi plena naquela oportunidade, graças ao fato de termos criado no mesmo ano o moderno Centro de Excelência em Preparação e Recuperação de Atletas de Futebol (CEPRAF), dentro da estrutura do Complexo Modesto Roma do CT Rei Pelé.

Ganso lembrou também de uma conversa que tivemos quando, após ser alçado ao time profissional no início de 2008, teve que retornar à base. Na época, disse a ele que voltar aos Juniores era uma maneira de preservar seu futebol e que ele logo retornaria, mais consolidado, ao time profissional. E foi o que aconteceu, quando comandado pelo técnico Narciso, reencontrando seu melhor futebol e conquistando o Bicampeonato Paulista Sub-20 e o Torneio de Porto Seguro, em 2008, retornando assim ao time profissional em 2009 pelas mãos dos competentes Márcio Fernandes e Wagner Mancini. Ambos souberam colocar o atleta na equipe de uma maneira brilhante, de forma que Ganso foi um dos principais responsáveis pelo vice-campeonato paulista daquele ano.

O sucesso do Ganso é fruto também do trabalho de suporte feito por toda a família, que sempre foi parceira do clube, que nunca desamparou sua revelação. Com isso, quero dar um agradecimento especial à mãe do craque, Maria Creusa, que sempre entendeu nossos projetos. Se o Santos FC hoje conta com Ganso, deve ao apoio da Creusa e do Delcir Sondas que, se mostrando ser um grande parceiro do clube, comprou parte dos direitos econômicos que pertenciam ao atleta na condição dele ampliar seu vínculo com o Santos FC. Com isso, Delcir deu a tranquilidade necessária para a família Lima poder recusar propostas significativas de clubes de todas as partes do planeta.

Só tenho a lamentar que a atual direção tenha tomado atitudes diferentes da nossa época no relacionamento com seus principais craques. Dar a Neymar um contrato superior ao proposto ao Ganso, no momento em que o meia se recuperava de uma séria lesão no joelho (fruto de seu trabalho e dedicação ao clube), com certeza motivaria uma insatisfação no nosso craque. Pena que nossos dirigentes não conhecem o mínimo de gestão de talentos.

Pela qualidade de seu futebol e pela postura dentro e fora de campo, não tenho
dúvidas de que Paulo Henrique Ganso, em um curto espaço de tempo, consolidará seu nome entre os grandes craques do futebol mundial, que já reconhece a sua qualidade.

Me orgulho muito de ter dotado o Departamento de Futebol de Base do Santos Futebol Clube de uma estrutura que poucos clubes possuem. Os Meninos da Vila possuem um CT próprio, um CEPRAF de uso exclusivo, uma academia com equipamentos iguais aos do profissional, psicólogas, professoras, nutricionista, fisiologista... Enfim, foi um grande investimento que possibilitou a revelação de grandes jogadores. Essa visita me deixou certo do ótimo trabalho que fizemos à frente do Santos. Afinal, atitudes como este reconhecimento do Ganso, mostra que formamos craques dentro e fora do campo.

Um comentário:

  1. Sei que cada um tem seus interesses por motivos que não me vem ao caso...MAS A BRIGA POLITICA SÓ PREJUDICARÁ O GANSO E PRINCIPALMENTE O SANTOS FUTEBOL CLUBE...DIFERENTES VISÕES POLITICAS PODEM CHEGAR A INTERESSES MAIORES...NÃO PODEMOS SER EGOISTAS....ESSA DISPUTA PODE COLOCAR A CARREIRA DO GANSO POR ÁGUA ABAIXO E AI SIM VIRAR UM PREJUIZO...NO SANTOS AGORA ELE SÓ TEM A GANHAR, INCLUSIVE A DIS...E TODOS QUE TEM DINHEIRO INVESTIDO NELE....ABRAÇO DE UM SANTISTA SINCERO E PREOCUPADO

    ResponderExcluir

Comente aqui sua opinião sobre o post.