sexta-feira, 27 de julho de 2012

Força Rafael!


A torcida santista e a comunidade ceciliana iniciam os Jogos Olímpicos de Londres nessa semana mais tristes com o corte do excelente e seguro goleiro da Seleção Brasileira de Futebol, do Santos FC e aluno formado em Educação Física na Universidade Santa Cecília, Rafael Cabral (foto). Nosso paredão sofreu uma contusão que o levou ao corte de última hora da delegação comandada por Mano Menezes que tenta trazer a inédita medalha de ouro para o Brasil na modalidade.

Como educador, dirigente esportivo responsável pela formação de Rafael no Santos FC e amigo do atleta fico aborrecido em ver esta nova etapa ser interrompida de forma tão surpresa e frustante. Porém, lembro que a vida nos coloca desafios desde cedo e Rafael os enfrenta desde muito jovem.

Lembro que em 2009, pouco depois dele subir ao time profissional, o técnico Vanderlei Luxemburgo veio conversar comigo sobre dar uma oportunidade ao Rafael no time titular. Como incentivador do lançamento de Meninos da Vila fiquei muito contente com a constatação do nosso treinador da capacidade de Rafael, haja vista que Fábio Costa andava contundido e o gol era uma incógnita. Por opção do destino, nessa mesma semana de lembrança ruim, em um choque desastroso com o zagueiro Domingos, Rafael se contundiu, teve que operar e só voltou a jogar em 2010. Quem sabe se essa contusão não ocorresse, ele já não chegaria em 2010 como goleiro do clube, posição que conquistou com brilhantismo ao longo da temporada daquele ano, após a conquista do Paulista.

Enfim, não mandamos nosso destino. Mas, temos que encarar com coragem os desafios que ele nos lança. Felipe, também da nossa Base, outro excelente profissional, também formando na Unisanta, aproveitou a oportunidade e permaneceu no gol santista durante parte daquela temporada.

Rafael já escreveu seu nome entre os goleiros campeões pelo Santos FC. Somente dois goleiros conquistaram em campo uma Libertadores pelo clube: ele e o lendário Gylmar dos Santos Neves, talvez o maior goleiro da história do Brasil.

Rafael já alcançou marcas lendárias com pouca idade, afinal tem menos de 23 anos. Apesar da jovialidade e destas conquistas marcantes, que mexem com a cabeça de qualquer um, Rafael nunca perdeu a humildade, objetividade e confiança.

Ao assistir a coletiva de despedida dele da Seleção Brasileira, pude ver como ele está preparado para lidar com essa situação. Comentou que conversou com o volante Sandro, cortado na véspera da Copa América por igual motivo e quis voltar logo ao Brasil para começar sua recuperação no Centro de Excelência em Preparação e Recuperação de Atletas de Futebol (Cepraf) do Santos FC, obra que me orgulha em ter idealizado e concretizado, que ao longo do tempo vem mostrando sua utilidade.

Rafael tem esse preparo, que o tornou um atleta profissional completo com pouca idade, graças a estrutura do Departamento de Base do clube. Além de toda infra-estrutura física, nunca esquecemos de preparar o atleta fora de campo, com assistência educacional e psicológica a todos os meninos que jogavam por nossas categorias. O objetivo era formar homens e atletas preparados para chegar ao time profissional do Santos FC e estarem conscientes da pressão e do preparo necessários para vencer.

Ao ver o Rafael passar por esse desafio com tamanha maturidade e preparo me enche de orgulho em ver que ele, como tantos outros Meninos da Vila,souberam aproveitar bem toda a estrutura que criamos e desenvolvemos no Santos FC.

Ao grande atleta e amigo Rafael, recomendo muita dedicação em sua recuperação pois o Santos FC e a Seleção Brasileira precisam muito de você nos desafios que estão por vir. Aproveite e junte-se a nós na torcida pelo Brasil no Futebol em Londres, time dos queridos Neymar e Ganso, e também por seus colegas atletas da Unisanta como o judoca Bruno Mendonça e a mesatenista Lígia Silva, que estarão nas Olimpíadas. Também torça pelos nossos para-atletas Lucas Maciel (tenis de mesa), Carlos Farrenberg (natação) que representam a Unisanta na Para-Olimpíadas. Sua torcida e apoio são tão importantes quanto sua dedicação em campo para a vitória do nosso país.

Ao Rafael, nosso parabéns e reconhecimento de que fará falta a Seleção Brasileira e ao Santos FC neste período de recuperação. Força e sucesso sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sua opinião sobre o post.