sábado, 11 de agosto de 2012

Ouro construído na Vila

Marcelo Teixeira *


Neste sábado (11), às 11 horas, a Seleção Brasileira enfrenta o México no emblemático Estádio de Wembley, em Londres, na grande final do Futebol dos Jogos Olímpicos de 2012, realizados na Capital da Inglaterra.

Este é o passo final para a conquista da tão sonhada medalha de ouro do Futebol Brasileiro em Jogos Olímpicos, única conquista expressiva que nosso futebol nacional ainda não possui.

Para nós, santistas, é um jogo muito especial. Afinal, temos dois Meninos da Vila na base do time: Neymar (foto) e Ganso. Duas peças fundamentais da conquista que teremos sábado (11), que com orgulho que nem todos podem ter nasceram e vivem no Santos FC. E isso foi fundamental para tornarem ambos atletas vencedores e estrelas do futebol brasileiro.

Lembro, como se fosse hoje, no ano de 2004, quando fui assistir no Ginásio Athié Jorge Coury, após muita insistência do Zito, aniversariante desta semana, grande capitão do Santos Bicampeão do Mundo, e do meu diretor Pepito Sanchez, um jogo de Futsal envolvendo o Peixe e o Gremetal. Nessa partida, vimos um menino roubar a cena. O encanto foi tanto, que logo o trouxemos para a Vila Belmiro, reativando categorias de futebol de campo que haviam sido extintas no clube. O nome desse menino era Neymar.

Já em 2005, lembro-me do Norberto Moreira, então vice-presidente do clube, comentar de um jovem craque de 16 anos vindo do Pará indicado pelo Messias Giovanni. Fui ver um treino e fiquei extasiado com a frieza e qualidade técnica do garoto. Seu nome era Paulo Henrique (foto), ainda não era o Ganso.

Lembro, também, em 2005 ter sido tachado de maluco por ter tomado a decisão sozinho, em fazer um esforço e pagar R$ 1 milhão de luvas para Neymar continuar no Santos, já que ele estava sofrendo assédio do Real Madrid. O jogador já estava na Espanha e conseguimos, graças a vontade dele e do pai, manter nossa Jóia na Vila Belmiro.

E foi na Vila Belmiro que a Jóia foi esculpida e o Ganso foi criado. Foi na Base, comandados pela equipe liderada pelo Zito (que contava com craques como Formiga, Abel, Márcio Fernandes, Narciso, Claudinei, Betinho, Lino, Paulo Robson, Lima, Agnaldo, entre outros) que a renovação do futebol brasileiro se fez. Neymar foi conquistando títulos e pulando etapas dentro da base com seu talento nato. Paulo Henrique fez apresentações memoráveis em duas Copa São Paulo e ainda foi bicampeão paulista da categoria Junior em 2007 e 2008, sendo o grande maestro da equipe então comandada pelo Narciso.

Em 2009, ambos subiram ao profissional onde foram trabalhando com o Márcio Fernandes, que já conhecia o potencial de ambos da base, e com o Wagner Mancini, que teve a coragem de confiar no talento desses meninos. Essa confiança do Mancini fez com que, em menos de seis meses no profissional, Neymar e Ganso fossem fundamentais no vice-campeonato paulista de 2009. 

Ambos começaram em 2009 a frequentar as seleções de base, onde Neymar conquistou o importante Sul-Americano Sub-20, desfilando sua categoria e liderando a jovem equipe, base deste grupo que disputa as Olimpíadas de Londres.

Em 2010, foi a sequência  da coroação do nosso trabalho no Santos FC com essa geração, que também contava com André, Rafael e Alan Patrick, entre outros, conquistando o título do Campeonato Paulista, fazendo com que o Santos se sagrasse Pentacampeão Paulista - 2006/2007/2010/2011/2012, somado ao da Copa do Brasil, que classificou o alvinegro praiano para a Libertadores de 2011, quando se consagrou como tricampeão da competição.

Voltando aos Jogos Olímpicos, espero que todos os brasileiros almoçem neste sábado (11) mais felizes. Tenho  confiança na qualidade da equipe, no trabalho do técnico Mano Menezes e do presidente José Maria Marin, mas independente da cor da medalha, Neymar e Ganso merecem respeito e constroem juntos uma linda página da rica história do futebol brasileiro. 

Aproveito para parabenizar todos os Pais,  que tenham um domingo de alegrias, com o reconhecimento e o carinho dos filhos, com as famílias unidas e os lares fortalecidos, pela graça e bençãos de Deus.

*Marcelo Teixeira é ex-presidente do Santos FC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sua opinião sobre o post.