quarta-feira, 16 de junho de 2010

Meus últimos seis meses

Amigos, hoje faz seis meses que encerrei meu último mandato de presidente do Santos FC. Foram 10 anos de muita dedicação e fiz um texto sobre isso que segue abaixo.

MEUS ÚLTIMOS SEIS MESES...

Nestes últimos seis meses minha vida mudou apenas pela rotina do Santos FC. Óbvio que, pela grandeza do alvinegro praiano, nossa responsabilidade era enorme em retribuir toda a confiança que o quadro associativo depositou em nossas administrações nos últimos 10 anos. Graças a Deus, consegui, com minha equipe de trabalho, realizar todos os projetos e alcançar todos os objetivos propostos nesta década.

A partir de janeiro, a dedicação passou a ser ao complexo Santa Cecília, à minha família e trabalhos benemerentes. Confesso que, com o Santos FC, as minhas atividades profissionais e pessoais se misturavam e se não fosse o apoio, o bom entendimento e a compreensão de minha família e amigos poderia comprometer estas programações. Mas, sem dúvida alguma, retomei com muita força e disposição os meus afazeres anteriores de assumir a presidência do Santos FC, conseguindo, mais uma vez, me realizar completamente com as responsabilidades que estava acostumado a ter.

Voltei a controlar por completo a parte financeira do Santa Cecília, a reestruturar a parte administrativa adaptada à realidade e necessidades do complexo educacional, implementar o projeto esportivo olímpico, organizar com total sucesso o troféu Maria Lenk de natação e os Jogos da Unisanta, que foram os mais vibrantes e emocionantes dos últimos 10 anos, priorizando minha vida profissional, mais uma vez, junto com minha família, para o crescimento da Unisanta.

Equipe de Natação da Unisanta no Troféu Maria Lenk

Neste momento, estamos conduzindo o processo de digitalização do sistema de comunicação Santa Cecília, adquirindo equipamentos de última geração e preparando todas as equipes de funcionários da nossa tv educativa para esta nova missão, tendo o prazo até dezembro para colocar em funcionamento e a disposição dos telespectadores.

Continuo como membro permanente da comissão do mundial interclubes da FIFA, compareci às reuniões no Brasil e em Zurich para tratar dos assuntos relacionados a esta importante competição, pretendendo manter esta função de confiança por pedido dos presidentes Blatter, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero.

Com presidente Blatter na FIFA

Na vida pessoal, viajei com a Valéria, com meus filhos e minha família nestes últimos 6 meses, mais do que nos últimos 10 anos, tendo tempo suficiente para me dedicar ao lazer.


Família Teixeira com a Família Obama do Museu de Cera de Nova Iorque

Nos últimos dois meses, criamos o blog e o twitter, uma reinvidicação antiga, para expressarmos nossos posicionamentos e ficarmos mais próximas desta rede fantástica e dinâmica de pessoas pela internet, conseguindo a expressiva marca de 1.300 seguidores apenas neste curto período.

Acompanho todos os jogos do Santos FC, compareci na Vila Belmiro no jogo decisivo da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio, assistindo à partida com meu filho e amigos. Foi uma grande emoção voltar à Vila Belmiro, ter o carinho do torcedor e, com orgulho, ver nossos meninos e nossos atletas criados, formados e lançados em nossa gestão, brilharem no Paulista e alcançando a inédita final da Copa do Brasil.

Aliás, o que me deixa tão honrado é ver o respeito, a admiração com que todos os torcedores têm com minha pessoa. A excelente imagem que deixei no meio do futebol, até de torcedores dos outros times e clubes. Sou reconhecido em todos os locais, em Santos, São Paulo, no Brasil, até por brasileiros no exterior, e fico feliz, realizado, orgulhoso em ter passado 10 anos de minha vida e deixado um legado, um trabalho de exemplos, que foi alicerçado na dedicação, no amor, na lealdade, na transparência, na dignidade, na minha luta constante e permanente pelo Santos FC.

Os vaticínios e as tradições de dirigentes de clubes ao deixarem seus cargos são geralmente e raras exceções de muito desgaste e críticas, de inimizades e rancores. Graças a Deus, continuo com a mesma reputação séria e honesta entre todos os dirigentes, empresários, atletas, profissionais de todos os esportes, funcionários, amigos que conhecem o Marcelo Teixeira e até dos poucos inimigos que sabem de sua personalidade e caráter, heranças obrigatórias de minha bela formação familiar, de meu querido pai, de minha mãe, de minhas irmãs, de minha esposa, que passo com orgulho às novas gerações da família, principalmente aos meus filhos, um deles que leva o meu nome.

Em minha vida, sempre fui orientado a não prejudicar ninguém, a trabalhar muito e tentar fazer o bem ao próximo. Não guardo mágoas ou rancores de ninguém nesta trajetória. Ao contrário, agradeço a deus todos os momentos felizes e de provações que passei. Completei um ciclo no Santos FC vitorioso e de reestruturação.

Nossa torcida era considerada pequena, uma das menores dentre os grandes e tradicionais clubes brasileiros, diziam que não dividia nem mais o Morumbi, até porque não freqüentávamos finais de campeonatos, voltamos a dar dignidade, respeito ao torcedor santista, o retorno da auto-estima e do orgulho em dizer ser santista, a reconquista do perfil de torcedores infantis, adolescentes e jovens, já que a faixa etária da torcida santista era da década de 60, portanto na minha faixa de 40/50 anos de idade.

O nosso trabalho foi abençoado por Deus. Digo sempre que seria humanamente impossível alcançar e atingir todos os níveis e índices de progresso de nossa gestão em tão curto espaço de tempo se não fosse pela vontade de Deus. A mudança foi radical, foi de 360º, com formações de gerações, mudanças de filosofias e mentalidades profissionais, títulos expressivos, retorno à disputa de competições oficiais internacionais e o avanço e valorização de nossos patrimônios.

Na vida, você faz bem a sua parte quando se ocupa do que é bom e útil para você e aos outros. Deus faz a parte dele, melhora o que em você e para você pode ser melhorado, surpreende-o com oportunidades, orienta-o em seus problemas, aumenta as alegrias do seu espírito e as belezas do seu viver. Sem que você perceba, há uma mão a sustentá-lo, uma luz a iluminar a estrada onde você põe os pés. Foi assim na trajetória de minha vida, em que Deus construiu todos os momentos destes últimos 10 anos. Não me rebelei com sua vontade na última eleição porque soube reconhecer que cumpri a sua vontade em todos os momentos de vitórias. E quando quis entender que era suficientemente capaz de dirigir e definir algumas situações, errei, reconheci estas falhas, voltei a escutá-lo e senti-lo, porque percebi o tamanho da minha limitação diante da grandeza do Senhor. 

Nesta nova fase da minha vida, renasci com a mesma fé e sentimentos pelo nosso Criador. Desta vez, sem mais o Santos FC como prioridade, mas a minha família, a minha vida pessoal, meu trabalho, o Santa Cecília, meus amigos e meus trabalhos benemerentes.

Há um guarda-roupa de hábitos e atitudes a reformar, velhas vestes a serem despidas para nos revestirmos de novo. Sem rancores, com mais amadurecimento e experiências capazes de afirmar que continuaremos nossa caminhada pelo amor e pela união, que sempre nortearam minha maneira de ser, ignorando certos "figurinos" que tentam impor atitudes exteriores para prejudicar a minha imagem, deturpar fatos de minha administração, apenas momentâneos, para justificarem os próprios erros, mas a verdade triunfará, pois tenho consciência plena do que nossas gestões representaram de crescimento ao Santos FC. E como dizia o grande comendador Modesto Roma: "os homens passam e o Santos FC continua"! Isso é o mais importante. O que nós fizemos ninguém conseguirá apagar, nem com calúnias, nem com difamações, porque no coração do torcedor santista está o verdadeiro resgate da honra e da moral que conseguimos nos últimos anos!

Independente dos atuais dirigentes, o que importa é o Santos FC manter sua marcha de progresso, para isso continuarei com minha família apoiando e colaborando com a atual gestão, como fiz sem obrigação mais nenhuma quando avalizei documentos bancários que garantiram a manutenção dos atuais projetos do clube, como ainda aguardo os entendimentos com a presidência para equalizar os créditos de minha família, com os padrões e fases que o clube suportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sua opinião sobre o post.