sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Nada como um dia após o outro

Bem que a atual diretoria do Santos tentou esconder, mas os jornalistas descobriram que o elenco de jogadores está sendo fatiado com empresários que têm muita influência junto ao clube. Oficialmente, já compraram fatias de jogadores como Neymar e Arouca, mas o Blog do Perrone informa que essa parceria já atinge trinta atletas. Este último fato foi desmentido no comunicado oficial do clube, mas a essa altura, o torcedor já não sabe mais no que acreditar.

Não tinha intenção de me manifestar, mas a diretoria atual continua usando meu nome para esconder atitudes administrativas que não condizem com as promessas eleitorais e estão muito longe da prometida transparência.

Minha gestão tem mesmo de ser lembrada, não como biombo da incompetência alheia, mas graças aos concretos investimentos que realizei, principalmente nas categorias de base, que permitem hoje em dia a imensa torcida santista poder bater no peito e dizer que em 2010 o Santos conquistou títulos expressivos para enriquecer a sua famosa Galeria de Troféus. Nenhum Clube do mundo conquistaria tantos títulos da noite para o dia. Trata-se da continuidade de um trabalho sério que vinha sendo desenvolvido por anos a fio com grande competência e dedicação.

Cabe recordar que durante o processo de aprovação das contas de 2009, no início de 2010, já sob o comando do atual Presidente, a Comissão Fiscal emitiu parecer questionando os percentuais negociados de atletas entre o Santos FC e a DIS, comparando os valores pelas multas contratuais.

Na nota oficial do Clube emitida a respeito da negociação de parte dos direitos federativos de Neymar, o presidente afirma: “A MULTA RESCISÓRIA FIRMADA EM CONTRATO NÃO REFLETE O PREÇO DE MERCADO DO ATLETA”.

Estas afirmações do atual mandatário trazem à realidade a dimensão do julgamento político a que fui submetido, uma vez que, na apreciação das contas de 2009 a Comissão Fiscal construiu um raciocínio totalmente desapegado da realidade, fato comprovado porque a atual Administração, possivelmente apoiada pelos mesmos conselheiros, praticam atos iguais ou muito piores, quando hoje o Santos FC trouxe atletas de níveis duvidosos permanecendo com apenas 15% dos direitos federativos em futuras negociações.

Em 2008, quando o SFC estabeleceu a parceria com a DIS, os referidos atletas pertenciam às divisões de Base, com uma faixa etária variando entre 15 e 17 anos, podendo ou não vir a vingar. Uns estão a brilhar, outros nem tanto. Este é o mundo do futebol onde, o mais importante é acreditar nos talentos que possam vir a desabrochar, e ter competência para mantê-los, como eu tive.

Se hoje em dia negociam e renegociam atletas como o André, Wesley, Neymar e Paulo Henrique Ganso, isso se deve à maneira como estávamos gerindo as categorias de base. Tais atletas não chegaram ao Santos FC em 2010, foram formados durante a minha gestão, firmando seus primeiros contratos como atletas profissionais. Eles, na verdade, caíram no colo da atual Diretoria, que revela verdadeira ingratidão ao fazer referências negativas à minha Administração.

O Santos FC nunca perdeu nenhum percentual do atleta Neymar para a DIS. A empresa adquiriu a parte que era do atleta e sua respectiva família, condicionando a prorrogação do vínculo do jogador com o Santos FC por 5 anos e elevando a sua multa contratual.

A atual Diretoria confirma que negociou 5% dos direitos federativos do Clube com a empresa Terceira Estrela Investimentos por apenas1,5 milhão de euros, um dia antes do preço de Neymar valorizar 22,3% , devido a renovação contratual e a elevação da multa de 35 milhões para 45 milhões de euros. O que a Bovespa faria se por um acaso descobrisse que diretores de uma empresa compraram ações da mesma sabendo que elas subiriam 22,3% no dia seguinte? Seria ético? Legal? Os santistas que adquiriram o percentual dos direitos do Neymar sabiam que no dia seguinte à aquisição ocorreria o aumento da cláusula penal do contrato do mesmo e, conseqüentemente, o investimento estaria valorizado.

Outro fato gravíssimo é que a Terceira Estrela Investimentos, criada com o intuito de ajudar a administrar o clube, é composta por conselheiros e diretores da atual Gestão, que são também os atuais executivos do grupo de investidores que conseguem obter informações antecipadas das decisões da cúpula diretiva do Clube. Nunca permiti e desconheço qualquer fato semelhante em nossa centenária história, que Conselheiros ou Diretores assim agissem, uma vez que sempre tive consciência da promiscuidade que poderia vir a ocorrer, beneficiando, nitidamente, pessoas ou grupos que aportem recursos financeiros no Clube.

Nada como um dia após o outro, a cada momento as verdades aparecem! Tomara que não sejamos surpreendidos, caso venham esclarecer as condições de pagamentos do atleta Robinho. Será que sua repatriação teria se dado desta mesma intrincada operação, gerando despesas mensais em troca de percentagens das jóias e ativos do Santos FC?

Quando, para fazer frente às obrigações do Clube, por pura necessidade do Santos FC, fiz os empréstimos à Instituição, jamais condicionei os mesmos à participação em direitos de atletas, sejam da base ou já prontos para a venda.

Se existem pessoas dispostas a colocar seu patrimônio a favor do Clube, que façam para o bem do Santos FC. Tais investimentos, por respeito à ética e à lealdade, precisariam ser feitos sem outros interesses. Se a idéia era trazer o atleta Elano, os valores que foram dispendidos deveriam ter sido direcionados diretamente para a compra do Elano, e, se necessário, conceder um percentual ao grupo de apoio dos direitos federativos do próprio Elano.

É inadmissível contratar um atleta de 30 anos e por pura ingenuidade e incompetência oferecer percentuais da jóia Neymar, de apenas 20 anos! Conceder direitos sobre o atleta que no momento representa o maior potencial de venda no mundo significa mirar lucro, numa clara demonstração de que o amor ao Clube está num segundo plano.

2 comentários:

  1. Prezado Dr. Marcelo, excelente posicionamento sobre o caso. Sei que na conjuntura atual do futebol é quase impossível manter integralmente os direitos dos atletas junto ao clube formador, porém, tudo que é oscuro e gera dúvidas deve ser extirpado de nosso clube. O simples fato da negociação citada ter sido feita na surdina da madrugada já me faz sentir que nós, socios e torcedores, ainda teremos muita dor de cabeça nós próximos tempos.

    Grande abraço

    Raphael Vita Costa
    Advogado e Sócio do SFC.

    ResponderExcluir
  2. MT, a venda do Arouca tb está estranha.

    Quem comprou seus direitos ao Sao Paulo?
    os 20% sao dos valores da multa que ele tinha com o Sao Paulo, ou da nova com o Santos??

    Está claro que essa TEISA quer mesmo é o $$, não é a toa que seus integrantes estão prestando o tal serviço de "media marketing" para o NEymar.
    Resta saber quanto o Santos paga nesse "media marketing"

    ResponderExcluir

Comente aqui sua opinião sobre o post.