terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Octacampeão brasileiro. Um orgulho que nem todos podem ter

A Nação Santista está em festa. A Confederação Brasileira de Futebol acaba de reconhecer os títulos da Taça Brasil e do Robertão, campeonatos que precederam o Campeonato Brasileiro, como títulos brasileiros. Uma vitória dos santistas, palmeirenses, cruzeirenses, botafoguenses, fluminenses e baianos.

Fico feliz de ter tido uma participação muito efetiva nesta conquista. Fui incentivado a mexer neste assunto pelo saudoso conselheiro Ary Fernandes Leal, que em reunião do egrégio Conselho Deliberativo oficiou à diretoria pedindo que buscássemos junto a CBF o reconhecimento dos títulos da Taça Brasil de 196 a 1965 e do Robertão de 1968 conquistados pelo esquadrão peixeiro comandado por Lula e tendo como maestro o Rei Pelé.


Após isso, em 2008, foi meu amigo José Carlos Peres, nosso supervisor do Escritório Regional de São Paulo do Santos FC, que me solicitou a contratação do historiador e jornalista Odir Cunha (na foto com Peres) para desenvolver um trabalho de pesquisa para fundamentar nosso pedido de unificação dos títulos junto a CBF. O que fiz prontamente.


Peres, sempre com seu escudeiro Odir Cunha, buscou os presidentes do Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense e Palmeiras e levantou material de pesquisa que acabou todo editado em um bonito e inesquecível livro. Um trabalho técnico e rigoroso, que me orgulho de ter, como presidente do Santos FC, financiado e organizado. Não tenho dúvidas de que estava tomando um caminho que era o desejo de toda a Nação Alvinegra.


Após isso, recebemos em Santos o presidente de Honra da FIFA, João Havellange (foto), que não apenas incentivou o movimento do reconhecimento dos títulos organizado pelo Santos FC em nossa gestão como soltou a frase: “Se os títulos da Taça Brasil e do Robertão não são títulos brasileiros, a CBF não é pentacampeã do mundo”, lembrando que os títulos das Copas do Mundo de 58, 62 e 70 foram obtidos pela Confederação Brasileira de Desportos, a CBD, que foi a entidade a qual a CBF sucedeu. Com o aval do ex-presidente da CBD e da FIFA, conseguirmos ir mais longe.


Peres e Odir Cunha também organizaram eventos no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e em Minas divulgando a pretensão dos clubes. Eu encaminhei pessoalmente o material ao meu amigo Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que ficou de agendar uma séria reunião com todos os presidentes de clubes para receber oficialmente o material e tomar as providências cabíveis.


João Havelange, Marcelo Teixeira
e Pelé foram personagens desta conquista do Santos FC



Após isso, afastei-me do cargo de mandatário do clube e agora a atual diretoria deu continuidade ao trabalho, que resultou neste reconhecimento muito importante que ficará para a história do futebol nacional. Finalmente, o Rei Pelé pode dizer que é campeão brasileiro. E por seis vezes. O Santos, ao lado do Palmeiras, são os clubes brasileiros com mais títulos nacionais: oito. Parabéns ao grande dirigente Ricardo Teixeira por ter entendido e dirimido quaisquer dúvidas que restavam quanto a importância desses títulos.


Estamos todos orgulhosos. Palmeirenses, baianos, cruzeirenses, tricolores cariocas e botafoguenses. Mas nenhum torcedor está mais orgulhoso que o santista. É Como sempre lembra a bela canção do saudoso Carlinhos Roma, somos Santos FC, “um orgulho que nem todos podem ter”.

VEJA COMO FICAM OS CAMPEÕES BRASILEIROS



ENTENDA A UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS




JOÃO HAVELANGE DEFENDE UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS



JOSÉ CARLOS PERES FALA DA UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS EM REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO EM NOVEMBRO DE 2007



PRESIDENTE DA CBF FALA DA UNIFICAÇÃO


JORNAL NACIONAL ANUNCIA UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS BRASILEIROS

4 comentários:

  1. Parabéns presidente Marcelo Teixeira ,
    pelo trabalho realizado junto com o Odir Cunha e o Sr.José Carlos Peres,
    esta é mais uma de suas conquistas pelo nosso querido SantosFC,
    parabéns e muito obrigado
    MP

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim! Obrigado Marcelo, pelo seu trabalho nesse projeto. A decisão da CBF significa mais um caso de retratação a um casuísmo da ditadura que passou pelo Brasil, e que fez bobagem até no futebol. Ganha o Santos, ganha Pelé, e ganha o futebol.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Marcelo Teixeira!

    Você é responsável direto pela recuperação do Santos Futebol Clube, tanto com os títulos conquistados e craques revelados durante sua gestão, quanto com o sucesso dessa antiga reivindicação que só agora será atendida pela CBF.

    Como santista mas, acima de tudo, apaixonado pelo futebol brasileiro, agradeço a você, assim como a José Carlos Peres, Odir Cunha e todos os outros envolvidos, por esta conquista a favor não só do Santos e dos outros cinco clubes beneficiados, mas do MELHOR FUTEBOL DO PLANETA.

    Parabéns e OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. parabens ao santosfc e ao marcelo texeira que lutou para isso acontecer e vc tem razao santos e orgulho que nen todos pode ter santosssss

    ResponderExcluir

Comente aqui sua opinião sobre o post.