terça-feira, 9 de novembro de 2010

Construímos em 10 anos uma estrutura para mais uma década!

Dentro de campo, o Santos FC está tendo uma grande temporada. Depois dos títulos paulista e da Copa do Brasil e da Libertadores, no feminino, o futebol profissional caiu de produção no Brasileiro em função de crises extra-campo, mas as equipes do Futebol de Base estão mostrando que o clube vive uma situação privilegiada em termos de presente e futuro: estamos disputando títulos estaduais em quase todas as categorias. Independente dos resultados que serão obtidos, o torcedor santista já vislumbra que seu time do coração dará alegria por muitos anos, tal a safra de novos talentos revelados, ao mesmo tempo em que o patrimônio do clube – que já é grande – é também promissor em termos de futuro.

Essa situação privilegiada não ocorreu por um passe de mágica e nem é fruto do trabalho da atual diretoria. É sim, a conseqüência de uma filosofia de trabalho e de um grande esforço desenvolvido por uma equipe apaixonada pelo clube.

Ao final de 2009, encerramos um ciclo de uma década na administração do Santos Futebol Clube, com o resgate da auto-estima do torcedor santista. Os avanços alcançados possibilitaram a retomada da confiança da nossa torcida e, principalmente, resultou positivamente em nosso quadro associativo. Só para ter uma idéia, em 2000 existiam apenas 2.500 sócios e, ao final de nossa gestão, atingimos a expressiva soma de quase 30.000 associados.

Constantemente também sou perguntado, nas ruas e quando entrevistado por diversos órgãos de imprensa, sobre a "fórmula mágica" adotada pelo Santos FC na revelação de tantos craques, especialmente nesta década. Digo que não há mistérios: apenas devemos reunir dedicação, firmeza de propósitos, experiência, planejamento e investimentos contínuos.

Se analisarmos bem a história e a trajetória dos grandes clubes do futebol brasileiro, veremos que é cíclica e esporádica a formação de gerações vitoriosas. Podemos citar outros exemplos, como o do Internacional, na década de 70, do Flamengo, na década de 80, que reinaram durante alguns anos com aquelas gerações.

Se quisermos recordar do Santos FC, lembraremos da equipe campeã Paulista em 35, assim como as gerações de ouro das décadas de 50 e 60. Após estes períodos, tivemos apenas a geração dos Meninos da Vila, em 1978, formada por investimentos realizados pelo Gigante da Vila, o então presidente Modesto Roma, e pelo meu querido pai, Milton Teixeira, que deixaram toda a base para a diretoria de Rubens Quintas conquistar o título paulista.

Neste novo milênio, tivemos as bençãos de Deus em ter revelado Diego, Robinho, André Luís, Alex, Paulo Almeida, Fabio Costa, Renato, Elano (foto) e outros verdadeiros craques e ídolos que iniciaram, em 2002, o ciclo de grandes títulos nacionais, após longos e sofríveis anos de jejuns sem conquistas expressivas.

Com esta primeira geração, o orgulho de ser santista foi recuperado, assim como conseguimos novos recursos financeiros para investir na fábrica de revelar talentos: o Departamento de Futebol de Base. É lá que forjamos os Meninos da Vila.

Diferentemente das histórias do passado, tivemos as bençãos de Deus em conseguir revelar em curtos períodos duas grandes gerações, a de 2002 e de 2010, que surgiram com títulos, como ídolos e com chances de obtenção de recursos financeiros para recuperar valores nos orçamentos do Clube.

Fizemos um pesado investimento no Futebol de Base. Dotamos esta área de uma estrutura que muito time profissional não possui. Campos para treinamento em um CT exclusivo- onde Diego está na foto- (Em 2000 nem sequer tínhamos campos para treinar, nossas equipes faziam suas preparações em judiados campos alugados da Cidade e até na praia), sala de musculação de primeiro mundo (com equipamentos modernos), trabalho multidisciplinar médico (com equipes exclusivas de fisioterapeutas, fisiologistas, psicólogos, dentistas), comissões técnicas completas em todas as categorias, centro de estudos com professores altamente capacitados para o acompanhamento escolar de todos os atletas da Base. Enfim, construímos uma máquina de formação de grandes futebolistas e de grandes cidadãos.

Nossos técnicos e olheiros, profundamente identificados com o clube e comandados por competentes diretores e pela dupla José Ely de Miranda, o Zito (foto), e Francisco Ferreira de Aguiar, o Formiga, tendo na coordenação o Abel Verônico, identificaram dezenas de talentos com os quais formamos times competitivos nas mais diversas categorias, conciliando o futsal, setor comandado pelo experiente José Rodriguez Sanchez, o Pepito, desde o fraldinha ao Sub-20 ou Juniores, já no campo. Contamos com garotos de profundo talento e enorme potencial para vestir nosso manto branco e preto e dar alegrias por mais 10 anos.

Não tenho dúvidas de que nomes como Kaique, Kauê Ribeiro, Richard, Jean Chera, Gabriel Barbosa, Douglas, Victor Andrade, Fernando, Kauê Rivera, Lucas Otávio, Tiago Alves (foto), Felipe Anderson, Crystian, Alemão, Elivelton, Geovane, Renan, entre outros ainda vestirão nossa camisa e honrarão nosso time profissional.

Foram estes investimentos que possibilitaram a disputa de títulos estaduais em quase todas as categorias de base do clube agora, ao final da temporada. Pelo terceiro ano consecutivo, estamos nas finais do Paulista da categoria Mirim, somos bicampeões paulistas desta categoria e estamos perto do tri, com um elenco comandado pelo competente técnico Emerson Balio, formado em nossa administração, tendo começado no futsal e hoje é uma das revelações no campo.

O nosso time Infantil, liderado em campo pela revelação Jean Chera (que trouxemos para o Santos em 2004) está nas semifinais do Estadual, com vantagem adquirida no primeiro jogo devendo se classificar para as finais. O Juvenil, da revelação Tiago Alves, trazido ao clube pelo então técnico de nossa gestão, Paulo Robson (foto), também está nas semifinais do Paulista e, com a competência da comissão técnica, dirigida por mais uma revelação de nossa administração, Claudinei Oliveira, iremos terminar com mais um título. E, finalizando, temos o time Júnior, dirigido pelo querido Narciso, o Guerreiro da Vila, que está buscando o tricampeonato estadual da categoria, com nomes como Crystian e Elivelton, que trouxemos de graça em parceria com a DIS, mesmo sendo nomes da Seleção Brasileira Sub-20.

Confesso que foram necessários alguns investimentos financeiros pela minha família, para trazer novos atletas para a Base, para manter jogadores renovando seus vínculos, inteligentemente, para não perdermos precocemente para outros clubes, já que não queríamos contar com a participação de empresários ou parceiros que inviabilizassem ou prejudicassem nossos planos ou os direitos do Santos FC. Ainda assim, somos questionados sobre os motivos de empréstimos e avais dados durante a nossa administração, quando privilegiei a permanência dos atletas nas divisões de Base ou mesmo na equipe principal no Departamento Profissional, além de saldar compromissos para manter as contas em dia. Tomei a melhor decisão para o esporte nacional, não vendendo nossas jóias para que continuassem no Clube nas conquistas de 2010. Fiz o que minha consciência determinava para o bem e para a alegria de nosso torcedor.

Vejo que nosso trabalho nestes 10 anos no clube vai gerar frutos por mais 10 anos além. Um motivo de orgulho, pois quando investimos recursos pessoais no clube foi na certeza de que os mesmos fariam o Santos FC andar com as próprias pernas no futuro. Hoje, a atual diretoria se vangloria por apresentar superávit nas contas deste ano, sem esclarecer que as razões e motivos para isso foram as vendas de André (foto) e Wesley, que fizeram derramar milhões de Euros nas contas bancárias da nossa agremiação.

Fizemos uma construção de 10 anos que vai prosperar pelas próximas décadas, desde que a atual gestão continue a política que implantamos e siga investindo na base. Peço isso pelo futuro do nosso Santos. A fórmula e os meios já foram construídos e estão bem sedimentados. Basta seguir mantendo acessa a chama de nossa Usina de Craques intitulada Meninos da Vila, com o mesmo amor, competência e dedicação, pedindo a Deus que esta lavoura continue fértil e muito abençoada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui sua opinião sobre o post.