segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quando o Avaí se sente como as forças de segurança

Falta apenas uma rodada para o término deste Brasileirão, um dos piores em nível técnico, apesar da emoção prevista neste encerramento, quando três equipes lutam pelo título, outras lutam para a Sul-Americana e duas para definir a última equipe que descerá para a outra divisão.

Assisti o jogo do Santos FC contra o limitado Avaí. Jogar na Ressacada é muito difícil, mas verificar um time tão fraco e candidato ao descenso pressionar o Alvinegro e ser tão superior, me deixou muito preocupado. O time de Florianópolis parecia as Forças de Segurança do Rio de Janeiro, acuando e encurralando oinimigo de tal forma, mostrando tanta superioridade que pareciam ter tantas armas de fogo mais potentes do que as nossas.

É triste assistir o Santos ser tão pressionado e dominado, tendo apenas o goleiro Rafael (foto), o volante Arouca e o craque Neymar como pontos de referência, poucos para uma equipe que foi a sensação do primero semestre. Conseguimos desmontar tão rápido um planejamento vitorioso que tinha tudo para marcar história no futebol brasileiro. Se mantivéssemos a competente Comissão Técnica, comandada pelo inteligente e moderno Dorival Júnior, preservando nossos principais talentos, teríamos grandes chances de conquistar o tricampeonato brasileiro em uma única década, consolidando a tríplice coroa, fato inédito nos últimos anos no Brasil, feito realizado pelo Cruzeiro, de Vanderlei Luxemburgo em 2003.

Fui obrigado ainda a escutar na transmissão da partida "que o público presente ao jogo e os telespectadores que assistiram ao jogo para ver Neymar tiveram que se render a Caio!". Com todo respeito ao atleta, de fato ambos se destacaram no jogo, contudo nosso conjunto não foi superior técnicamente, nem na garra e na vontade do time de Floripa. Uma pena, vencendo por dois gols de diferença na casa do adversário, com grandes jogadas da Jóia Neymar e das defesas do promissor goleiro Rafael, tomarmos uma virada que deixa todos os santistas preocupados com o planejamento para 2011.

Aguardamos com muita expectativa e curiosidade as reposições das importantes peças perdidas da fantástica equipe do primeiro semestre, já que o presidente prometeu em recentes entrevistas contratações de impacto nos próximos 15 dias. Uma obrigação diante da frustração com o 13º lugar na classificação do segundo turno do Brasileiro deste ano, com 21 pontos, uma péssima e desastrosa campanha, resultado dos equívocos procedimentos da diretoria.

7 comentários:

  1. Digo isso sempre em meu twitter @rocaetanopita e em meu blog pessoal www.rodrigocaetano.blogspot.com.
    Minha coluna no site www.santastico.net e as quartas leia e deixe seu comentário tb.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É um pouco estranho um presidente que nos 2 últimos anos de sua gestão lutou para não cair e pagando horrores para uma comissão técnica que queima jogadores como o Jonas criticar o trabalho da atual gestão.Você não acha?

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a crítica do antigo mandatário do Santos, realmente as reposições não aconteceram e a demissão do técnico Dorival Jr. foi um erro da diretoria.
    Mas se o segundo semestre foi ruim, o ano que dizer do ano de 2009? e 2005? e 2007? 2008? 2001? Acho que normal que os erros aconteçam no primeiro ano de mandato numa escala maior, inadmíssivel é que eles aconteçam depois de 8 anos no poder.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo gostei muito do tempo que ficou a presidencia, porem, ate 2008, depois foi uma serie de insucessos que acabaram desvalorizando o trabalho realizado por voce. Voce como administrador sabe que os resultados por mais que sejam plantados a anos atras ficam para quem esta em exercicio, como voce pegou a geração de 2002, ou voce revelou o Robinho e o Diego?? eles entraram na Base santista com 17 anos?? Mas gostaria que o Sr. fizesse oposição como faço, mas vamos apostar nessa diretoria para colher resultados para o nosso querido santos

    ResponderExcluir
  5. Caro Everton, vejo em seu texto que você não concorda é com o Vanderlei Luxemburgo. Ele foi o terceiro técnico com mais títulos da história do clube, ficando datrás apenas dos treinadores da Era Pelé. Quanto ao Jonas, pro você vitado, o Santos FC é dono de 20% do jogador que trouxermos do Guarani a pedido do Luxemburgo que utilizou muito ele, e argumentou sua saída com o fato do mesmo estar queimado com a torcida. E não estava?

    ResponderExcluir
  6. Varjão, o futebol é ciclico, principalmente quando é calcado em times formados pelas categorias de base. Vale lembrar também que em 2001 fomos terceiro colocado no Paulista e na Copa do Brasil. Em 2007 fomos campeões paulistas e vice-brasileiros. Em 2009 fomos vice-paulistas. Nos outros anos citados os resultados em campo não foram obtidos como planejamos. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Caro Cleber faço uma oposição positiva sim. Em 2002, realmente Diego e Robinho já vinham da base. Mas acabamos sua formação em 200 e 2001. Além disso, eles não jogam sozinho. O restat do time titular foi nossa gestão que contratou. No mais, obrigado pelos comentários. Um abraço!

    ResponderExcluir

Comente aqui sua opinião sobre o post.