sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nota de Esclarecimento

Marcelo Teixeira *

A edição de 12/11/2010 do Jornal A Tribuna, de Santos, traz reportagem com o título “Divergências entre Santos e DIS”. Aborda comentário de um dos membros do departamento jurídico do Santos Futebol Clube “que preferiu guardar sigilo”, isto é, um comentário de quem tem medo de se expor, citando que a diretoria atual deixará de cumprir os acordos contratuais entre as partes, referentes a parte dos direitos econômicos da venda de alguns jogadores do atual plantel do Santos FC.

Como ex-presidente do Clube no período, tenho o dever de esclarecer ao torcedor santista a verdade dos fatos. Tenho feito isso nos últimos onze meses, diante da sistemática campanha de difamação que venho sofrendo por parte da diretoria atual do clube de meu coração, na firme tentativa de afetar minha honra e minha moral.

Em relação aos contratos, eles foram celebrados com toda a lisura e beneficiaram o Santos FC. Já foram amplamente divulgadas todas as vantagens desta parceria, pela manutenção dos principais atletas no Clube, que deram os atuais títulos neste ano.

Se não bastassem todas as divulgações da época, também decidiram que este assunto fosse analisado pela Comissão de Inquérito e Sindicância do Egrégio Conselho Deliberativo, sem até os dias de hoje terem conseguido encontrar nenhuma irregularidade.

Porém, a mesma diretoria que ataca a anterior por negócios com a empresa DIS, também fez negócios com a referida empresa, na contratação do lateral Danilo, que veio em negociação nos mesmos moldes que as feitas na minha administração.

Mais uma das cortinas de fumaça lançadas ao ar para esconder a falta de transparência que envolve a atual gestão, que cria factóides e recolocam na mídia infundadas notícias velhas.

Com isso, desvia a atenção de crises, como a da falta de comando na hierarquia do Clube, que resultou na saída do técnico competente Dorival Júnior, provocando a péssima campanha do time no Brasileiro após a sua saída, perdendo a grande oportunidade na conquista do tricampeonato brasileiro.

A um mês de completar seu primeiro aniversário e em nome da transparência prometida em campanha, a diretoria do Santos tem muita coisa a esclarecer à comunidade, como por exemplo:

1. Quem pagou, afinal, o salário de mais de um milhão de reais de Robinho? Foi o clube? Se não foi, porque a diretoria não divulga o nome dos empresários que fizeram o pagamento dos salários sem qualquer outro interesse. Tamanho amor ao clube deveria ter rendido a eles sinceras homenagens e não sua manutenção no anonimato.

2. O clube está bancando sozinho o salário de R$ 500 mil de Neymar? Caso haja alguma parceria, qual o interesse dos parceiros no caso? Quem são eles? Por que tratar diferentemente a renovação de Paulo Henrique e deixá-lo descontente na fase de recuperação de grave contusão?

3. Durante a campanha, os atuais diretores prometeram a publicação de balanços trimestrais das contas, mas nenhum foi publicado nesses onze meses de gestão. Por quê?

4. Onde estão os R$ 40 milhões do fundo de investimentos que resolveriam todos os problemas do clube, evitando, inclusive, vendas precoces de jogadores como Wesley e André por irrisórias quantias para o mercado internacional?

5. Se os acordos do Santos FC com a DIS elaborados na diretoria anterior lesam o clube, porque a atual diretoria pagou a empresa os seus direitos na venda do atacante André?

6. Onde está o profissionalismo prometido, diante da denúncia de artigo publicado em blog na UOL de que os fundadores da Resgate Santista estão ocupando os cargos mais importantes do clube sem nenhum desmentido?

7. Por que não foi cumprida a promessa de manter Marta e Cristiane o ano todo na Vila, com o Santos FC jogando inclusive a Liga Norte-Americana como prometido em campanha?

8. Por que o clube deixou a FIFA de lado e não realizou o prometido Campeonato Mundial Feminino em Santos?

9. Como ficará o clube depois da aprovação do estatuto que está sendo discutido? Ele continuará a ser dos sócios e torcedores ou pertencerá a um grupo de empresários? Nossas eleições serão em Embaixadas e os votos serão registrados por telefone? Haverá alguma transparência com a apuração dos resultados?

10. Nas negociações realizadas, o Santos vendeu André e Wesley, jogadores que estão na seleção brasileira. A grande contratação no período foi a de Keirrison. O que o clube ganhou e perdeu nessas três transações?

11.Por que enganar o torcedor com a informação de que o ex-presidente Marcelo Teixeira penhorou a Vila e o CT Meninos da Vila se foi justamente o contrário: a atual diretoria foi quem ofereceu, na Justiça, os bens à penhora, sendo intransigentes e irredutíveis em todos os momentos em que tentei os entendimentos para um acordo que beneficiasse principalmente o Clube?

12. Diante de tantas promessas eleitorais sobre mirabolantes ações de marketing, quais os resultados financeiros obtidos com este Departamento? Quais as ações diferenciadas daquelas que já vinham sendo feitas na Administração anterior?

13. Quais as ações e seus resultados obtidos com a exploração da fantástica e jovem equipe de futebol profissional, herdada de nossa Gestão, que sagrou-se Campeã Paulista e Campeã da Copa do Brasil, a não ser desmontá-la em apenas seis meses sem alcançar objetivos, como o Campeonato Brasileiro e manter o alicerce para a Libertadores de 2011?

14. Por que contratar jovens jogadores de outras equipes do Brasil, inclusive do exterior, de baixa qualidade técnica, obtendo apenas 15% de seus direitos econômicos, se temos jogadores da Base muito superiores e com excelentes níveis, criados e formados por nossa equipe de trabalho, cujos percentuais estão bem acima e pertencem ao Clube, podendo render melhores resultados em futuras transações?

Como se vê, a diretoria deve muitas explicações ao quadro associativo e aos torcedores, principalmente a transparência prometida em campanha. Nossa Administração permaneceu durante 10 anos à frente do Clube, trabalhando e construindo o presente e o futuro de nossa agremiação. Devemos hoje acompanhar as novas ações que pertencem à atual Gestão, que deve encarar seus desafios com coragem, enfrentando todos os problemas, esclarecendo à Nação Santista todos os pontos desenvolvidos em seus projetos. Não devem mais alimentar estes espaços criando calúnias e injúrias contra ex-dirigentes que continuam a ajudar o Clube, além de já terem cumprido, com honestidade e competência, as suas obrigações, formando grandes equipes, que honraram nossas tradições resgatando a moral e a auto-estima dos santistas.

*Marcelo Teixeira é ex-presidente do Santos FC

11 comentários:

  1. se empenhorarem a vila eu tocar pandeiro na cara do luiz alvaro teixeira

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Teixeira, como você explica o déficit de mais de 40 milhões de reais apenas em 2009?

    ResponderExcluir
  3. Li outro dia q vc tinha oferecido o pagamento da divida com parcelamento d 5 anos e sem juros e mesmo assim eles foram intransigentes??? Se isto realmente aconteceu eles estão sendo covardes ao ficarem soltando notícias de q vc esta penhorando o clube. Quero ver qual membro da diretoria atual seria fiador de um emprestimo, nem q fosse para dar o carro q anda como garantia, acho q nem isso fariam. Não se preocupe presidente, q a torcida ñ é burra e esta vendo as trapalhadas e covardias da atual diretoria. Se continuarem desse jeito, é bom criarem uma chapa forte de oposição para q em dezembro do ano q vem seja mostrada nas urnas quem pode mais e quem pode menos no comando do nosso Santos MELHOR JAMAIS!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo e Danilo,
    Obrigado por suas palavras

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,
    Não é verdade que foram 40 milhões de deficit em 2009.
    Por pura politicagem baixa eles não aprovaram as contas de 2009, nem sequer me deram direito de defesa, e ficam espalhando mentiras maldosas por ai. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. o Que o Santos ganhou no primeiro semestre deste ano foi o que a antiga diretoria, Marcelo Teixeira, plantou , quando essa diretoria precisou mostrar competencia, no caso do tecnico Durval, fracassou,não vamos falar dos CTS, vamos aqui perto no salão de marmore, que quando o Marcelo assumiu, era uma passarela de ratos, hoje mudou eles tomaram o poder estão sentados com ar condicionados, avidos por oportunidades, gerenciamentos de contratos, não vamos ser inocentes, quem pagou o salario do Robinho, e quem vendeu os jogadores do Santos que hoje estão defendendo a seleção, são muito ruim de negocios, um time que perde dentro da vila do Gremio de Prudente depois de estar ganhando por dois a zero, tomar a virada com dois jogadores a mais, o que está acontecendo, lógico que falta liderança e comprometimento com o trabalho que é jogar futebol.Marcelo, o anonimato é arma dos covardes, só me pergunto por que a Tribuna (unico jornal) da nossa cidade, da crédito para esse tipo de matéria.Vejo também que atitude deste jornal, mudou muito depois que a nova diretoria assumiu, com que tristeza cobrem a derrota e com que alegria cobre a vitória, não me lembro deste tratamento na administração Marcelo Teixeira, por que ? Posso escrever a vontade, pois não tenho nenhum vinculo e nem faço parte de nenhum grupo ligado a antiga administração, escrevo para fazer justiça, acho que o nosso unico jornal de Santos, deveria pelo menos ser verdadeiro para o bem da sua credibilidade, se é que ainda existe.

    Abraço,

    Miguel Laino

    ResponderExcluir
  7. Dizem o que querem Mestre,Mais os verdadeiros torcedores Santistas estaõ do seu lado hoje e sempre... Santos no grito enas palmas, no peito e na alma .!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu sou um verdadeiro torcedor santista, e nem por isso estoou ao lado do MT. Criticar as vendas de Wesley e André é fácil hoje. O mesmo foi feito nos casos Robinho, Diego, Elano, Renato, etc, etc. Por que não questionar tais fatos em uma TV, como a TV Tribuna, e não uma TV Particular. Não entendo porque não expor estes fatos para o Brasil inteiro saber. Se o Sr. está com a razão, torne isso público e ponto final.

    ResponderExcluir
  9. Caro Marcelo Henrique,
    O texto está publicado em meu blog na internet para o mundo inteiro ler. Por isso essa história de TV particular é besteira, pois é público e aberto aqui. Quanto as vendas de Robinho, Diego, Elano, Renato e outros, o clube auferiu o dinheiro relativo a essas vendas. Não prometi não vender ninguém. Quem prometeu foi o atual presidente no Jô Soares.

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo Sr. Presidente.
    Porém, nem todos os santistas frequentam seu blog. Eu não o faço. Fiz apenas por uma indicação. Não estou te "cobrando" uma aparição na tv para justificar isso. O que eu questiono, é o porque de não realizar um debate de ideias, frente a frente com o LAOR. Isso deveria ter ocorrido antes das eleiçoes do Santos, o que não ocorreu. Acredito que tanto o senhor, quanto ele amem o Santos. Então por que não realizar um encontro desta forma?

    ResponderExcluir
  11. Marcelo Henrique de forma alguma sou o advogado do MT, mas voce esqueçeu de citar quantos anos os jogadores ficaram no Santos? Andre(seis meses), Wesley(depois que arrebentou 6 meses); Elano, Renato (2001-2005); Robinho(2002-2005); Diego(2002-2004),observer que os jogadores jogaram ao minimo 3 anos no clube, se voce conhece bem legislação esportiva brasileira, saberá que o contrato é de no maximo 5 anos.

    ResponderExcluir

Comente aqui sua opinião sobre o post.